Um pouco sobre Marketing Pessoal

Qualquer profissional ou estudante em início de carreira pensa em como desenvolver um círculo de pessoas que poderão acolhê-lo como parte integrante de uma comunidade de interesse. Os caminhos para a conquista do reconhecimento e as abdicações são diversas, mas existe um plano que pode ser seguido, dentro de uma estratégia de marketing pessoal.
Pensar em marketing pessoal não é se orientar num rumo dos jargões do tipo “falem mal, mas falem de mim”, pelo contrário, a repercussão disso é destruidora. Para buscar um marketing pessoal de sucesso é preciso dedicação de tempo, aprimoramento constante, gostar de gente e conhecimento das ferramentas disponíveis para facilitar os contatos.
Com a busca de contatos, podemos nos deparar com duas escolhas de caminhos: caminhos para contatos de pessoas em um mundo real ou contatos de pessoas em um mundo virtual. As nuâncias dos aspectos relacionais não se diferenciam muito, pois ambos requerem percepção e linguagens distintas, no entando a abrangência dos círculos virtuais são infindáveis.
Nestas percepções, encontramos uma curva que podemos representar como em um gráfico de ciclo de vida de um produto, cruzando percepções de aceitação com o tempo de exposição.


Neste ciclo precisamos ter a noção e distinguir o trabalho de marketing pessoal do trabalho de networking, onde este último refere-se a um trabalho de contatos profissionais com trocas de informações relevantes para ambos. Nisto então, no networking há o relacionamento de contatos mas não um relacionamento interativo por completo, necessitando neste fator o acréssimo das atividades do marketing pessoal.
Completando esta ideia, coloco uma fala de um texto de João Carlos, Diretor Executivo da Novos Planos Serviços de Internet Ltda: “Fazer contatos é mera questão de ser amigável, de ter capacidade de se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro. Quando combinar esses três atributos, você terá descoberto o segredo que há por trás dos poderosos contatos que levam a valiosos relacionamentos.
As pessoas ainda confundem Networking com "pedir ou tentar arrumar emprego". E depois que arrumam emprego, somem do mapa... Esse é um erro fatal ! É preciso que se entenda que Networking é mesmo uma via de mão dupla : um dia você aciona, num outro é acionado.
É preciso que você esteja SEMPRE DISPONÍVEL para a sua rede de contatos, nunca deixe de responder a um E-mail, isso seria o mesmo que deixar o telefone fora do gancho !
Embora a maioria das pessoas ache que ser rico é uma questão de ter dinheiro, a riqueza tem a ver com tudo, menos com o dinheiro. Relacionamentos valiosos levam a muito mais do que dinheiro, levam ao sucesso, à realização e à abundância !”

0 comentários: