Não esqueça de se esquecer

Normalmente você, leitor, consumidor, recebe inúmeras mensagens logo que acorda e ao dormir é invadido por sonhos que se revelam em experiências ocorridas ou que podem ocorrer em seu dia-a-dia. Uma simples entrada em um supermercado, uma pessoa recebe em média 200 mil mensagens e este fato faz com que, em defesa própria, nossa mente crie uma “cegueira” para imagens que não nos são relevantes. E agora, onde uma marca que quer se desenvolver e crescer no mercado estará? Se você, que está lendo este artigo, tem uma empresa ou oferece um serviço, sabe como sua mensagem está na mente de seus consumidores? Sabe qual a percepção, se houver, de seus consumidores ao serem atingidos por suas mensagens? Cabe aqui um breve momento de reflexão. Pare de ler, dê uma volta ao redor de seu trabalho, analise com um olhar distante, com uma visão macro, o andamento do negócio; como seus funcionários atendem o telefone ou os clientes presencialmente; como falam entre si; como sua estrutura está para acolher seus próprios funcionários, valorizando e estimulando assim sua produção; e seus clientes entram em sua loja e parecem confusos no que procuram? Ficam com cara amarrada por que o atendimento é ruim ou demorado? Dê mais uma voltinha agora, eu espero.
O trabalho de gerir uma empresa é um exercício constante de criar motivação – se auto-motivar também – organização, eficiência, persistência, paciência e o mais importante de tudo, flexibilidade. Esqueça que você sabe tudo, esqueça que fez curso de pós-graduação no exterior, esqueça que seu funcionário é inexperiente e lembre-se que para evoluir é preciso ter a mente aberta para novidades, que a faxineira do vizinho sabe mais sobre limpeza que o repositor do seu supermercado, que a Dona Clara, que serve o cafezinho no escritório, sabe mais sobre o que acontece nos corredores de sua empresa do que você.
O trabalho de gestão é um exercício em receber novidades e esta atitude é o que vai fazer com que sua equipe de marketing tenha condições de analisar as condições ideais para agir em defesa da marca, criando soluções estratégicas eficientes, através de ações rápidas ou de longo prazo, criando novos produtos ou revitalizando uma imagem ultrapassada. É por isso que muitos gestores falham, eles esquecem de se esquecer, que existem profissionais especialistas em áreas que o gestor sabe apenas como instinto porque teve um breve curso ou leu um livro de um autor renomado. Para valorizar sua marca ou o serviço que você oferece, valorize o conhecimento do mercado e principalmente valorize o conhecimento de profissionais que estudam e testam o mercado.

Alexandre de Oliveira
Consultor de Comunicação e Estratégias de Marketing
Professor Universitário
crm.alexandre@gmail.com

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