Proporcionar um elemento motivacional não é tarefa fácil, é questão de reconhecimento dos valores embutidos em cada representante da instituição e efetivar o acionamento de tal botão. Quando uma empresa procura satisfazer uma necessidade de um colaborador interno, como por exemplo, presenteá-lo/homenageá-lo em seu aniversário ou por um trabalho bem executado, na intensão de aproximar a relação, é de extrema relevância verificar o “como” que este contato se efetuará.
Brindes promocionais são importantes para a lembrança da marca em um ambiente externo à ela, contudo sua utilização como forma recompensatória não trás qualquer força emocional positiva. Mesmo que o valor de custo de produção seja razoável, a expectativa está no como o funcionário receberá este “mimo”. Ele pode dizer “isto eu mesmo compro...”, e agora? Pensar em envolver o colaborador interno quer dizer pensar além do material, é fundamental ter um real motivo emocional na ação de presentear, pois ele espera isto da empresa, onde dele tanto se cobra e exige todos os dias.
Agora, como envolvermos tantos colaboradores sem desfalcar o caixa, pois realmente tudo tem um custo. É exatamente neste ponto que é preciso se firmar, “custo” é para investimento, “gasto” são para despesas. Investir com responsabilidade é estratégia gerencial de qualquer departamento administrativo, portanto é preciso contabilizar o quanto vale a real felicidade do seu colaborador. Propostas para esta execução são tão infinitas quanto às razões que movem o mercado e o setor onde se atua, mas uma coisa é certa, nenhuma ação que envolva positivamente o colaborador e lhe transmita uma memória inestimável ficará sem o retorno imediato na produção de sua empresa.
Brindes, sim claro. Mas envolver... é imediatamente essencial. A solução real obviamente não é “mais relacionamento”, e sim “melhor relacionamento”. Isso significa que a instituição deve encontrar um modo de integrar seu colaborador, como forma de criar e manter uma boa relação entre ambas. As pessoas estão cada vez mais interessadas em satisfazer suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo. Portanto é preciso atenção, não mais os brindes e as lembrancinhas são as opções únicas de contato e relacionamento, e já a um bom tempo. A tendência dos dias atuais é consumir experiência.
Para encerrar, assim pergunto: que experiência sua empresa tem planejado para atender às novas necessidades de seus clientes em todos os níveis?
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