Header

A experiência como ativo motivacional


Proporcionar um elemento motivacional não é tarefa fácil, é questão de reconhecimento dos valores embutidos em cada representante da instituição e efetivar o acionamento de tal botão. Quando uma empresa procura satisfazer uma necessidade de um colaborador interno, como por exemplo, presenteá-lo/homenageá-lo em seu aniversário ou por um trabalho bem executado, na intensão de aproximar a relação, é de extrema relevância verificar o “como” que este contato se efetuará.
Brindes promocionais são importantes para a lembrança da marca em um ambiente externo à ela, contudo sua utilização como forma recompensatória não trás qualquer força emocional positiva. Mesmo que o valor de custo de produção seja razoável, a expectativa está no como o funcionário receberá este “mimo”. Ele pode dizer “isto eu mesmo compro...”, e agora? Pensar em envolver o colaborador interno quer dizer pensar além do material, é fundamental ter um real motivo emocional na ação de presentear, pois ele espera isto da empresa, onde dele tanto se cobra e exige todos os dias.
Agora, como envolvermos tantos colaboradores sem desfalcar o caixa, pois realmente tudo tem um custo. É exatamente neste ponto que é preciso se firmar, “custo” é para investimento, “gasto” são para despesas. Investir com responsabilidade é estratégia gerencial de qualquer departamento administrativo, portanto é preciso contabilizar o quanto vale a real felicidade do seu colaborador. Propostas para esta execução são tão infinitas quanto às razões que movem o mercado e o setor onde se atua, mas uma coisa é certa, nenhuma ação que envolva positivamente o colaborador e lhe transmita uma memória inestimável ficará sem o retorno imediato na produção de sua empresa.
Brindes, sim claro. Mas envolver... é imediatamente essencial. A solução real obviamente não é “mais relacionamento”, e sim “melhor relacionamento”. Isso significa que a instituição deve encontrar um modo de integrar seu colaborador, como forma de criar e manter uma boa relação entre ambas. As pessoas estão cada vez mais interessadas em satisfazer suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo. Portanto é preciso atenção, não mais os brindes e as lembrancinhas são as opções únicas de contato e relacionamento, e já a um bom tempo. A tendência dos dias atuais é consumir experiência.
Para encerrar, assim pergunto: que experiência sua empresa tem planejado para atender às novas necessidades de seus clientes em todos os níveis?

Fale com o Prof. Alexandre de Oliveira

Para solicitar a presença do Prof. Alexandre de Oliveira ou para que responda a dúvidas do mercado, envie um email para crm.alexandre@gmail.com ou pelo msn consultorcrm@hotmail.com.

Você ainda pode baixar todo o histórico profissional e ver alguns trabalhos acessando
Portfolio.

Contribua com o Blog, comente as postagens para aprimorar ainda mais o conhecimento coletivo.

Inglês para quem tem garra

Tudo o que se refere a última geração em tecnologia, última pesquisa de mercado, última, última..... enfim, sempre surge algo novo e não importa de que país seja, a literatura ou o vídeo está na língua inglesa. Então não tem jeito, até o Brasil se tornar referência mundial, sem ser no samba ou no futebol, teremos que ter o inglês bem ativo em nossa mente.

Para quem tem então garra e perseverança e quer aprender sozinho esta língua "mãe" do mundo, hoje, abaixo coloco alguns links interessantes. Um para um site com várias dicas e opções de leitura para aprendizagem, outro é um link para o youtube e mais de 100 vídeos que poderão ajudá-lo a falar melhor o the book is on the table...

www.juanalencar.ilax.com.br/cursodeingles_1000palavras.php
www.youtube.com/user/learnamericanenglish

IBOPE lança pesquisa inédita sobre hábitos de consumo de mídia

O cenário contemporâneo é marcado pela convergência das mídias, pela alta tecnologia e pela disseminação de vasta quantidade de informação. Pensando na conexão entre pessoas, marcas e meios, o IBOPE Mídia lança o estudo inédito Conectmídia.
veja em:
http://www.ibope.com/conectmidia/estudo/index.html


Um pouco sobre Marketing Pessoal

Qualquer profissional ou estudante em início de carreira pensa em como desenvolver um círculo de pessoas que poderão acolhê-lo como parte integrante de uma comunidade de interesse. Os caminhos para a conquista do reconhecimento e as abdicações são diversas, mas existe um plano que pode ser seguido, dentro de uma estratégia de marketing pessoal.
Pensar em marketing pessoal não é se orientar num rumo dos jargões do tipo “falem mal, mas falem de mim”, pelo contrário, a repercussão disso é destruidora. Para buscar um marketing pessoal de sucesso é preciso dedicação de tempo, aprimoramento constante, gostar de gente e conhecimento das ferramentas disponíveis para facilitar os contatos.
Com a busca de contatos, podemos nos deparar com duas escolhas de caminhos: caminhos para contatos de pessoas em um mundo real ou contatos de pessoas em um mundo virtual. As nuâncias dos aspectos relacionais não se diferenciam muito, pois ambos requerem percepção e linguagens distintas, no entando a abrangência dos círculos virtuais são infindáveis.
Nestas percepções, encontramos uma curva que podemos representar como em um gráfico de ciclo de vida de um produto, cruzando percepções de aceitação com o tempo de exposição.


Neste ciclo precisamos ter a noção e distinguir o trabalho de marketing pessoal do trabalho de networking, onde este último refere-se a um trabalho de contatos profissionais com trocas de informações relevantes para ambos. Nisto então, no networking há o relacionamento de contatos mas não um relacionamento interativo por completo, necessitando neste fator o acréssimo das atividades do marketing pessoal.
Completando esta ideia, coloco uma fala de um texto de João Carlos, Diretor Executivo da Novos Planos Serviços de Internet Ltda: “Fazer contatos é mera questão de ser amigável, de ter capacidade de se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro. Quando combinar esses três atributos, você terá descoberto o segredo que há por trás dos poderosos contatos que levam a valiosos relacionamentos.
As pessoas ainda confundem Networking com "pedir ou tentar arrumar emprego". E depois que arrumam emprego, somem do mapa... Esse é um erro fatal ! É preciso que se entenda que Networking é mesmo uma via de mão dupla : um dia você aciona, num outro é acionado.
É preciso que você esteja SEMPRE DISPONÍVEL para a sua rede de contatos, nunca deixe de responder a um E-mail, isso seria o mesmo que deixar o telefone fora do gancho !
Embora a maioria das pessoas ache que ser rico é uma questão de ter dinheiro, a riqueza tem a ver com tudo, menos com o dinheiro. Relacionamentos valiosos levam a muito mais do que dinheiro, levam ao sucesso, à realização e à abundância !”

iNEO 2009 marca mais um passo para a convergência dos conhecimentos universais













Nesta quinta-feira (22) em Porto Velho tive o prazer de contribuir como palestrante do primeiro evento iNEO, discutindo e revelando as ideias das melhores práticas comunicacionais e curiosidades deste meio tão vasto e complexo. Aqui já deixo um obrigado à toda a enorme plateia que me escutaram e aplaudiram. Que bom que gostaram!!! Tive a honra também de compor a mesa com o jornalista Marcelo Tas, que como sempre, manteve seu espírito jovial ativo, perspicaz, ótimo humor e o principal: acessível, que com muita humildade e paciência atendeu a todos os seus fãs com carinho e permitindo até que sua famosa careca fosse alvo de vários beijos femininos e até masculinos.


Os interessados podem acompanhar quem foram os palestrantes e saber mais sobre o iNEO pelo www.ineo.etc.br

Não esqueça de se esquecer

Normalmente você, leitor, consumidor, recebe inúmeras mensagens logo que acorda e ao dormir é invadido por sonhos que se revelam em experiências ocorridas ou que podem ocorrer em seu dia-a-dia. Uma simples entrada em um supermercado, uma pessoa recebe em média 200 mil mensagens e este fato faz com que, em defesa própria, nossa mente crie uma “cegueira” para imagens que não nos são relevantes. E agora, onde uma marca que quer se desenvolver e crescer no mercado estará? Se você, que está lendo este artigo, tem uma empresa ou oferece um serviço, sabe como sua mensagem está na mente de seus consumidores? Sabe qual a percepção, se houver, de seus consumidores ao serem atingidos por suas mensagens? Cabe aqui um breve momento de reflexão. Pare de ler, dê uma volta ao redor de seu trabalho, analise com um olhar distante, com uma visão macro, o andamento do negócio; como seus funcionários atendem o telefone ou os clientes presencialmente; como falam entre si; como sua estrutura está para acolher seus próprios funcionários, valorizando e estimulando assim sua produção; e seus clientes entram em sua loja e parecem confusos no que procuram? Ficam com cara amarrada por que o atendimento é ruim ou demorado? Dê mais uma voltinha agora, eu espero.
O trabalho de gerir uma empresa é um exercício constante de criar motivação – se auto-motivar também – organização, eficiência, persistência, paciência e o mais importante de tudo, flexibilidade. Esqueça que você sabe tudo, esqueça que fez curso de pós-graduação no exterior, esqueça que seu funcionário é inexperiente e lembre-se que para evoluir é preciso ter a mente aberta para novidades, que a faxineira do vizinho sabe mais sobre limpeza que o repositor do seu supermercado, que a Dona Clara, que serve o cafezinho no escritório, sabe mais sobre o que acontece nos corredores de sua empresa do que você.
O trabalho de gestão é um exercício em receber novidades e esta atitude é o que vai fazer com que sua equipe de marketing tenha condições de analisar as condições ideais para agir em defesa da marca, criando soluções estratégicas eficientes, através de ações rápidas ou de longo prazo, criando novos produtos ou revitalizando uma imagem ultrapassada. É por isso que muitos gestores falham, eles esquecem de se esquecer, que existem profissionais especialistas em áreas que o gestor sabe apenas como instinto porque teve um breve curso ou leu um livro de um autor renomado. Para valorizar sua marca ou o serviço que você oferece, valorize o conhecimento do mercado e principalmente valorize o conhecimento de profissionais que estudam e testam o mercado.

Alexandre de Oliveira
Consultor de Comunicação e Estratégias de Marketing
Professor Universitário
crm.alexandre@gmail.com